terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Mundanas 2

Aposentada da União Soviética, a senil Rússia ainda é a mesma. A barba crescida e os cabelos grisalhos tomaram o lugar do bigode bem aparado e o cabalo ruivo corte sisudo. Capitulou ou se capitalizou? Repaginada para virar a página. Atrair menos holofotes. Deixou os servicinhos mais aborrecedores para trás. Que ficar correndo de chinelas na mão atrás de moldávios, geórgios, cazaquistãos e o resto da molecada do bairro que nada. São bem grandinhos, donos de seus narizes - não dos arsenais.

De volta às manchetes, mudou de discurso e alfabeto. Agora é rica comerciante. Vende óleo e gáz. Principalmente aos europeus, antes tão relutantes em se sentar à mesma mesa para um bate-papo camarada. Continua bebendo. Mantém outros hábitos da arrogância juvenil. Anota tudo em seu diário. A tara por armas , por exemplo. Quantas e quantas páginas dedicadas à sua prepotência militar. Fala dos novos brinquedos como uma criança. O helicóptero moderninho, os caças que são a última moda lá nas planícies geladas. E os mísseis, que tamanhos e calafrios. Os planos espaciais continuam. Missão marte? Quem sabe. Coisa engraçada. De todas as línguas em que escreve no diarinho, somente no inglês não menciona a volúpia bélica. Deve ser pra não provocar ciúmes no novo amigo americano.

Quem achava que ia perverter a velha Rússia com timidas insinuações democráticas se deu mal. Mandar por lá é tarefa para poucos. Obedecer, uma ameaça constante. Eleições, por exemplo. São desncessárias. O próximo dono do poder já foi escolhido pelo atual. Está escrito em suas páginas oficiais. Nada de boataria, está pendurado pra quem quiser se aperceber do fato. Se não souberem entender, são outros quinhentos. Em dólares por favor, o rublo é fraco. E o resto é teatro. O controle sobre as marionetes, total. Parece que a liberdade não se acostumou ao frio.

No futebol, os campos continuam glacialmente brancos. Mas os verdes dólares do negro petróleo trouxeram novidades. Fazem compras no atacadão de garotos brasileiros.

As belas russas continuam as mesmas. Umas mais comportadas. Outras, nem tanto.




Nenhum comentário: